Tecnologia como ferramenta de auxílio no aprendizado de crianças e jovens
Tecnologia como ferramenta de
auxílio no aprendizado de crianças e jovens
O avanço da tecnologia tem ajudado escolas no processo de
aprimoramento da didática para os alunos
Por Marcos Pinto Filho e Mattheus
Rocha
Os livros agora dividem espaço com as ferramentas
tecnológicas no ambiente escolar. (Foto: Marcela Mendes)
Computadores, notebooks, videogames
e smartphones. Esses são alguns dos passatempos favoritos das crianças nascidas
no século XXI. Atualmente, um desafio constante para pais e professores é o de
conquistar a atenção dos pequenos, já tão afeitos ao uso de eletro-eletrônicos.
Uma estratégia adotada pelos
colégios particulares potiguares para atrair a atenção dos estudantes é a de
integrar os já tradicionais papel e caneta com a tecnologia na palma da mão. O
colégio Salesiano São José, na Ribeira, há quatro anos inova em métodos
alternativos de aprendizado. A coordenadora Regina Montenegro, 48, afirma que
essa nova estratégia educativa vem obtendo bons resultados. De acordo com a educadora,
os alunos sentem-se mais à vontade com esse tipo de ensino: “Não substituímos
os livros didáticos nem o material físico, apenas acrescentamos mais
possibilidades para os nossos alunos”, comentou. Dentre os programas que
constam nos dispositivos móveis dos estudantes está a “Árvore de Livros”, um
software de biblioteca virtual que possibilita a leitura de livros online. Além
dessa, uma plataforma de apoio virtual existe para possibilitar um contato entre
aluno e professor, seja através da disponibilização dos conteúdos ministrados
nas aulas ou na resolução de atividades. “Essas mudanças nos métodos de ensino
tem o intuito de aumentar as possibilidades de aprendizado e de estimular os
alunos a buscar o conhecimento”, concluiu Regina.
Uma mostra científica-cultural anual
também é realizada pela instituição de ensino e as temáticas sempre envolvem as
ciências ligadas ao meio-ambiente. O estímulo para a participação do alunado é
a imersão de conteúdos acadêmicos na criação de jogos eletrônicos e aplicativos
web. O ex-aluno Vinícius Lima, 17, revela ter criado maior proximidade com a
ciência através de trabalhos e palestras que participou durante seu tempo no
ensino médio. “Essas experiências me auxiliaram na escolha do meu curso
superior”, afirmou o recém-universitário. As atividades envolvendo ciência vão
desde concursos nacionais de criação de jogos online educativos até as
olimpíadas de Astronomia.
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