Tecnologia como ferramenta de auxílio no aprendizado de crianças e jovens

Tecnologia como ferramenta de auxílio no aprendizado de crianças e jovens

O avanço da tecnologia tem ajudado escolas no processo de aprimoramento da didática para os alunos

Por Marcos Pinto Filho e Mattheus Rocha

     Os livros agora dividem espaço com as ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. (Foto: Marcela Mendes)

Computadores, notebooks, videogames e smartphones. Esses são alguns dos passatempos favoritos das crianças nascidas no século XXI. Atualmente, um desafio constante para pais e professores é o de conquistar a atenção dos pequenos, já tão afeitos ao uso de eletro-eletrônicos.
Uma estratégia adotada pelos colégios particulares potiguares para atrair a atenção dos estudantes é a de integrar os já tradicionais papel e caneta com a tecnologia na palma da mão. O colégio Salesiano São José, na Ribeira, há quatro anos inova em métodos alternativos de aprendizado. A coordenadora Regina Montenegro, 48, afirma que essa nova estratégia educativa vem obtendo bons resultados. De acordo com a educadora, os alunos sentem-se mais à vontade com esse tipo de ensino: “Não substituímos os livros didáticos nem o material físico, apenas acrescentamos mais possibilidades para os nossos alunos”, comentou. Dentre os programas que constam nos dispositivos móveis dos estudantes está a “Árvore de Livros”, um software de biblioteca virtual que possibilita a leitura de livros online. Além dessa, uma plataforma de apoio virtual existe para possibilitar um contato entre aluno e professor, seja através da disponibilização dos conteúdos ministrados nas aulas ou na resolução de atividades. “Essas mudanças nos métodos de ensino tem o intuito de aumentar as possibilidades de aprendizado e de estimular os alunos a buscar o conhecimento”, concluiu Regina.

Uma mostra científica-cultural anual também é realizada pela instituição de ensino e as temáticas sempre envolvem as ciências ligadas ao meio-ambiente. O estímulo para a participação do alunado é a imersão de conteúdos acadêmicos na criação de jogos eletrônicos e aplicativos web. O ex-aluno Vinícius Lima, 17, revela ter criado maior proximidade com a ciência através de trabalhos e palestras que participou durante seu tempo no ensino médio. “Essas experiências me auxiliaram na escolha do meu curso superior”, afirmou o recém-universitário. As atividades envolvendo ciência vão desde concursos nacionais de criação de jogos online educativos até as olimpíadas de Astronomia.

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