Projeto Conscientize: depressão

Projeto Conscientize: depressão

Por Ana Lourdes Bal e Gustavo Sousa                                                                                                     

O projeto Conscientize é um evento de extensão das disciplinas Criação Publicitária, Direção de Arte em Publicidade e Propaganda e Fotografia Publicitária, ministradas pelos professores Luiz Fernando Dal Pian e Daniel Meirinho. Desde o semestre passado, quando iniciou-se o projeto, os professores, instruíndo os alunos para realizarem peças publicitárias para suas respectivas matérias, buscam colocar temas ligados a OMS e as Metas do Milênio. O tema escolhido para este semestre foi a depressão.

Exposição do Projeto Conscientize, realizada no térreo do Decom (Departamento de Comunicação), da UFRN. Foto: Ana Lourdes Bal
Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), metade dos universitários brasileiros vivenciou algum tipo de crise emocional no ano passado. A depressão foi a mais representativa: atingiu cerca de 15% dos estudantes, enquanto a média geral entre jovens de até 25 anos fica em torno de 4%. Para psicólogos e professores, o que influencia essas crises é a transição da adolescência para a fase adulta, geralmente, no período de graduação. Pelas grandes cobranças no âmbito universitário e o medo do futuro, o estudante acaba perdendo sua motivação pelo curso, obtendo baixo desempenho, podendo reprovar ou até trancar o curso.
Os cartazes falam sobre assuntos que são relacionados à depressão, como ansiedade e até o suicídio. Nas mensagens, motivações para quem está vivendo o problema ou às pessoas no geral, que muitas vezes criticam sem conhecer a dor de quem está passando pela situação.
            
Uma das peças publicitárias, com uma mensagem motivacional. Foto: Ana Lourdes Bal



            As peças publicitárias ficarão expostas até o final desta semana, podendo ser levadas para outros departamentos da UFRN. O intuito é disseminar a mensagem de conscientização para o maior número de pessoas possível. #nãoémimimi

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