Como a psicologia, através da percepção, influencia o mercado publicitário

Como a psicologia, através da percepção, influencia o mercado publicitário

A publicidade tem cada vez mais utilizado a percepção como estratégia para ampliar o seu negócio

Por Marcos Pinto Filho e Mattheus Rocha


(Foto: Divulgação)

Na Psicologia, o modo como as pessoas enxergam as coisas é denominado “percepção”. A percepção nada mais é que a atribuição de significado aos sentidos básicos da natureza humana. Perceber é diferente de sentir; Sentir é a capacidade de cada um em abstrair através dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição). Já o ato de perceber implica em atribuir sentido lógico após utilizar um ou mais sentidos.

O campo da Publicidade é bastante conhecido por utilizar da percepção individual das pessoas de modo à influenciá-las na compra de determinado produto. De acordo com a professora Adriana Azevedo, 33, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Psicologia Social pode ser uma grande aliada ao mercado publicitário: “as imagens podem transmitir as mais variadas sensações, como de prazer, felicidade, glamour, etc., como por exemplo nos comerciais de cerveja, onde o foco da propaganda é transmitir o sentimento de poder, atrelado ao prazer, para quem consumir o produto”, disse.


A publicidade investe pesado nesse tipo de propaganda. Maria Eduarda Souza, 20, estudante do quarto período de Publicidade e Propaganda da UFRN, destaca a importância do uso das cores: “infelizmente não pude me aprofundar tanto no estudo das cores em uma das disciplinas ofertadas pelo curso, entretanto, utilizo as técnicas que aprendi em minha loja virtual de roupas para aumentar minhas vendas”. Eduarda geralmente associa as cores neutras e mais “femininas” para atrair o público desejado: “As roupas que vendo em minha loja são voltadas para um público jovem e mais despojado. Utilizo muito a cor vermelha para chamar a atenção das consumidoras em potencial quando estou fazendo uma promoção, por exemplo. Já a cor azul é mais direcionada para as roupas ligadas a praia como biquines, maiôs e saídas de banho”, concluiu. 

Comentários