A Neurociência no desenvolvimento infantil

A Neurociência no desenvolvimento infantil
Projeto da UFRN capacita professores e leva neurociência às escolas  
 
Por Ana Lourdes Bal e Gustavo Sousa

O campo da Neurociência tem sido responsável por grandes descobertas nas últimas décadas. O entendimento de que esta área atua como um poderoso auxiliar na compreensão do cérebro humano abriu intercâmbios com outros saberes científicos, de modo que ela é utilizada também em conjunto a prática educativa destinada ao segmento infantil. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o projeto “Leitura + Neurociências” promove a temática desde a formação de professores, a partir de uma nova metodologia, até o estimulo da leitura para as crianças das escolas participantes.

                                                          Foto: Site Leitura + Neurociência

O projeto é fruto de uma parceria entre a UFRN e o Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Desde o seu início, em 2013, o projeto já contemplou cerca de 1000 crianças dos municípios de Ipanguaçu, Ipueira, Caicó, Currais Novos e Natal. No apoio à iniciativa, são cerca de 70 professores.
A aliança entre a sala de aula e a neurociência proporcionou aos alunos um novo ambiente de aprendizado, com aulas mais dinâmicas e lúdicas. A metodologia de ensino engloba recorte, pintura, textos, colagem, montagem, entre outros, sendo todo o trabalho desenvolvido pelas crianças.

A coordenadora do “Leitura + Neurociência”, professora Angela Naschold, destaca a eficácia do projeto para a aprendizagem: “O mais importante desse projeto são os resultados do trabalho, porque as crianças realmente aprendem e são alfabetizadas. Os resultados são excelentes, temos um controle, temos livros produzidos através do projeto.”
Ela também enaltece a importância do professor para o processo de aprendizado: “É importante também que o professor que receber o material, estude. Se ele não entender o motivo pelo qual ele está fazendo aquelas atividades e o fundamento teórico por trás delas, não dá resultado.”

                                                            Foto: Site Leitura + Neurociência


Para o ano de 2018, o projeto está preparando um curso de pós-graduação dirigido a professores, gestores, coordenadores e profissionais ligados a área de alfabetização. Mais informações sobre a ação podem ser encontradas no site do projeto (www.leituramaisneurociencias.com) ou na página “Leitura + Neurociência” no Facebook. 

Comentários